- Área: 1935 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: QI PG, SLV, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. Palmeira, cabana e espreguiçadeira... É essa a essência do Showroom Plicosa, um expositor de móveis de exterior para atacado, um espaço para vender conforto "outdoor" àqueles que melhor sabem vendê-lo.
Um espaço suficientemente abstrato para poder mudar a cada estação sem perder em nenhum momento sua condição primordial, isto é, ser exterior, ou ao menos pretender ser.
E como criar um espaço exterior dentro de um local comercial? Por oposição? Se existe um interior e não estou dentro dele, então estou fora?
Nosso local comercial é resultado da soma de 8 instalações industriais geminadas com forma ligeiramente trapezoidal (20m x 7,60/8,20m) na qual, ao retirar as 7 divisórias internas, surgiu um mar de pilares sobre um espaço de 1.235 m2 de área, 5,80 m de pé-direito e planta levemente radial.
O mobiliário de exterior por excelência é a poltrona de rattan, uma palmeira trepadeira de origem indonésia cujas fibras são imputrescíveis, muito flexíveis e extremamente resistentes.
1. Do rattan a palmeira; 2. da floresta de pilares o palmeiral; 3. e do interior/exterior, a cabana na floresta. E as 8 janelas de 8 m de largura por 4 m de altura, um cinemascope de 70m de comprimento para ver e ser visto.
A forma natural com que nos orientamos no espaço é situando nosso corpo em relação a dois pontos próximos, triangulando, como na navegação, nunca quadriculando.
Partindo desta evidência cognitiva, estabelecemos a organização espacial do conjunto adaptando-o ao ritmo da floresta de pilares com um padrão de triangulação "levemente radial".
Além disso, tirantes que suportam arquibancadas e varandas, coberturas de cipreste que suavizam e ventilam, instalações pretas como a noite que as cobrem, caixas dentro de caixas, hierarquias que se organizam como bonecas russas e o espaço "exterior" resultante preparado para ser o "show", seja de Truman ou a República independente de sua casa.